July 28, 2010

If I Want to Whistle, I Whistle (2010)

Realizado por: Florin Serban
País: Roménia
Silviu, um recluso de 18 anos, encontra-se a 15 dias de cumprir a sua pena. Durante uma visita do seu irmão mais novo, fica a saber que a mãe regressou a casa após 8 anos de ausência. Tendo criado o irmão sozinho, Silviu sente ódio pela mãe, responsabilizando-a pelo estado em que se encontra, pelos seus sucessivos abandonos e por querer levar o seu irmão consigo para Itália. Desequilibrado e potencialmente perigoso, vai fazer tudo ao seu alcance para que isto não aconteça, acabando por fazer refém uma jovem que se encontra a prestar serviço de campo na penitenciária. Uma das maiores surpresas de 2010.

July 27, 2010

Soul Kitchen (2009)

Realizado por: Fatih Akin
País: Alemanha

O realizador turco Fatih Akin aventura-se na comédia, após dois grandes dramas de reconhecida qualidade, como o são: "Head On"(2004) e "The Edge of Heaven"(2007).
Apesar do argumento suficientemente apelativo e da criação de personagens bastante interessantes, chegamos ao final com a sensação de que o filme poderia ir mais longe, se a nível cómico não caísse por vezes em situações forçadas e de algum exagero.
Apesar deste facto, o filme é extremamente movimentado de princípio ao fim, havendo situações com humor, no verdadeiro sentido da palavra.
Prémio do Júri no Festival de Veneza.

July 26, 2010

Nord (2008)

Realizado por: Rune Denstad Langlo
País: Noruega

Um antigo esquiador sofrendo de ataques de pânico e com problemas de alcoolismo, encontra-se em recuperação numa estação de ski num local remoto, onde presta alguns serviços.
Ao decidir partir numa moto-ski com o bjectivo de ir visitar o seu filho de 4 anos, vai cruzar-se pelo caminho com uma série de personagens estranhas e solitárias que o vão acolhendo e que, aos poucos a ele se vão afeiçoando.
Vencedor de dois prémios no Festival de Berlim.
A ver.

Mother (2009)

Realizado por: Joon-Ho Bong
País: Coreia do Sul

Uma mãe vive com o seu filho Do-Joon numa pequena aldeia coreana, fazendo trabalhos de acupunctura. O filho de 28 anos, apesar da idade, ainda necessita de todos os cuidados da mãe protectora.
Após uma rapariga ser brutalmente assassinada, Do-Joon é acusado do homicídio.
A mãe vai então por todos os meios tentar provar a inocência do seu filho, mesmo sabendo que este poderá ser o assassino.
Recomendo também deste realizador "Memories of Murder"(2003).

July 23, 2010

Lake Tahoe (2008)

Realizado por: Fernando Eimbcke
País: Mexico

Fernando Eimbcke já tinha dado provas de talento no seu anterior trabalho "Temporada de Patos"(2004). Quatro anos depois regressa às longas-metragens da melhor maneira possível, onde cada plano é transformado numa autêntica obra-de-arte.
A um ritmo lento, conta-nos a aventura de um jovem numa estranha cidade mexicana, após o seu carro ter ficado imobilizado ao embater num poste telegráfico. O tempo que permanecerá na cidade e a viagem de regresso, vão fazer com que tome consciência dos motivos que o levaram a fugir de casa. Para quem gosta de filmes alternativos, este é um a não perder.

July 22, 2010

Les Herbes Folles - Wild Grass (2009)

Realizado por: Alain Resnais
País: França

O novo filme de Alain Resnais (realizador com 87 anos e autor de obras-primas como "last year in marienbad", "hiroshima mon amour" ou "night and fog"), passa pelo thriller e pelo drama e acaba em comédia, não sendo feliz em nenhum destes estilos.
Apesar de um início prometedor, faz-nos perder o interesse e também a paciência à medida que o tempo passa.
Mesmo assim, saiu do Festival de Cannes com o prémio do júri. Muito mais interessante e consistente o seu anterior trabalho: "private fears in public spaces"(2007).

Samson and Delilah (2009)

Realizado por: Warwick Thornton
País: Australia

Numa região desértica da Austrália, um casal de aborígenes vai enfrentar a rejeição pela sociedade. Pobres, sozinhos e viciados em cola ou gasolina, vão fazer de tudo para sobreviver, contando apenas com a ajuda de um mendigo e com o amor que nutrem um pelo outro.
Minimalista e alternativo, este filme vale a pena ser visto, tendo surpreendido audiências e críticos por todo o mundo.
O título é uma alegoria, sendo tradição deste povo cortar o cabelo como sinal de luto.
Vencedor da "câmara de ouro" no Festival de Cannes.

July 09, 2010

Synecdoche, New York (2008)

Realizado por: Charlie Kaufman
País: EUA

Kaufman foi o argumentista e produtor de "Adaptation" e "Being John Malkovich"(ambos de Spike Jonze) e do soberbo "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" (de Michael Gondry).
Só por este facto já se adivinhava que esta sua estreia na realização daria um filme complexo mas com enorme potencial criativo.
A vida profissional e amorosa de um director de teatro, é ensaiada pelo próprio para uma peça. O real e o imaginário vão então misturar-se, sendo apresentado ao espectador de uma forma pouco convencional. À primeira, é um filme frustrante para o espectador, que com certeza irá sentir-se perdido. Numa segunda visualização, surpreende pela positiva...

Sonbahar - Autumn (2008)

Realizado por: Ozcan Alpen
País: Turquia

Um homem é posto em liberdade devido ao seu estado de saúde terminal, após ter estado 10 anos detido por questões políticas. Ao voltar à sua casa, numa aldeia remota e quase inabitada, apenas encontra a sua velha mãe. Ao saber que muitos dos antigos companheiros de luta política encontram-se bem e felizes, surgirá a dúvida se a sua vida valeu a pena. Este homem terá de lidar com as dificuldades de inserção na sociedade, ao mesmo tempo que procura desesperadamente o amor na tentativa de fazer frente à solidão.
Triste, poético, bem dirigido e com uma excelente cinematografia.

Greenberg (2009)

Realizado por: Noah Baumbach
País: EUA

Após o aclamado "The Squid and the Whale"(2005) e o menos conseguido "Margot and the Wedding"(2007), Noah Baumbach regressa em grande.
Roger Greenberg regressa a L.A. após 15 anos em N.Y, com o objectivo de recuperar de uma depressão e de olhar pela casa do irmão, em férias no Vietname. Paranóico e hipocondríaco q.b., Greenberg vai rever alguns amigos do passado e estabelecer relação com a assistente do seu irmão.
Completamente desajustado da realidade, vai ter de tomar opções, a fim de dar algum sentido à sua vida.

Blindness (2008)

Realizado por: Fernando Meirelles
País: EUA

O realizador brasileiro Fernando Meirelles, autor do fabuloso "Cidade de Deus"(2002), inspirou-se no livro "Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago, para realizar este filme.
Para quem já leu o livro, entenderá que à partida o realizador não teria tarefa fácil.
Com demasiadas imperfeições que ficam por explicar, não chega a surpreender. O filme peca sobretudo na tentativa de retratar o caos provocado por uma cegueira recente através de uma organização calculada, dentro do próprio filme. A meio de tanta cegueira, ainda há espaço para extorsões, violações e infidelidades, tudo à maneira "hollywoodesca".

Thirst (2009)

Realizado por: Chan-Wook Park
País: Coreia do Sul

Um padre que se encontra em funções num hospital, acede em servir de cobaia para testar uma nova vacina. A experiência não corre como era desejado, deixando o padre com o corpo em progressiva degradação e quase à beira da morte. No entanto, transformações vão surgir quando este recebe acidentalmente uma transfusão de sangue de um vampiro. A partir dessa altura dará mais importância aos prazeres da carne e ao gosto do sangue humano.
Sem a excelência do argumento de "Oldboy"(2003), a frieza noir de "Lady Vengeance"(2005) ou a tensão de "Joint Security Area"(2000), entretém, sem no entanto permanecer na memória por muito tempo.

Lebanon (2009)

Realizado por: Samuel Maoz
País: Israel

Estamos na 1ª Guerra do Líbano. Um tanque de guerra israelita com 4 soldados no seu interior, é enviado para uma missão simples numa cidade libanesa.
O que parecia fácil, torna-se um pesadelo quando o tanque perde-se no caos da guerra.
Filmado quase totalmente do interior do tanque, o filme dá-nos a conhecer o desespero, medo e esperança sentidos pelos seus tripulantes.
Filme intenso e com atmosfera claustrofóbica, venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

July 05, 2010

About Elly (2009)

Realizado por: Asghar Farhadi
País: Irão

Elly é professora no Irão. Após ser convidada pela mãe de uma aluna a passar um fim-de-semana em família numa casa junto ao mar, desaparece misteriosamente na mesma altura em que uma criança é salva de afogamento. Pouco a pouco vão sendo revelados alguns segredos sobre a vida de Elly, suscitando dúvidas se esta se afogou ao tentar salvar a criança ou se simplesmente fugiu.
Com um argumento simples, "about elly" é um filme cativante, envolvente e com momentos de tensão e suspense de grande nível.
Prémios nos Festivais de Berlim, Tribeca, Fajr, Kerala e Funchal.

Ajami (2009)

Realizado por: Scandar Copti e Yaron Shani
País: Israel

Ajami (comunidade religiosa em Tel Aviv onde vivem muçulmanos, judeus e cristãos) é um filme de diversas histórias de personagens que se cruzam.
Sem retratar apenas questões étnicas ou religiosas, são abordados temas como a droga, o crime organizado e a vingança.
Aqui, todas as personagens são vítimas de circunstância, onde não existem heróis ou vilões.
Filme actual e com bom argumento, contou com uma nomeação para Oscar (melhor filme estrangeiro) e venceu a "Câmara Dourada" no Festival de Cannes.

Kick Ass (2009)

Realizado por: Matthew Vaughn
País: EUA

Uma idiotice de primeira, apesar da excelente aceitação da crítica.
Com um humor duvidoso, será uma comédia de super-heróis para adolescentes (os mais acriançados).
Se gostam de super-heróis, vejam antes o "Homem de Ferro"(2008), onde acção e humor se misturam de forma irrepreensível.
A evitar a todos os níveis!


Sin Nombre (2009)

Realizado por: Cary Fukunaga
País: Mexico

Com um início promissor, muito forte visualmente e bem interpretado, cai no entanto na segunda metade para os "clichés" habituais neste género de filmes.
Apesar deste facto, não o deixo de recomendar, uma vez que retrata a realidade violenta dos gangs mexicanos e dos seus códigos de honra e rituais.
Prémios para a realização nos Festivais de Estocolmo e Sundance.

Two Lovers (2008)

Realizado por: James Gray
País: EUA

O que parecia ser um filme igual a tantos outros, acabou por surpreender pela positiva.
O argumento apesar de não ser inovador, não desilude, sendo excelentes as interpretações de Joaquin Phoenix e Gwyneth Paltrow.
O filme conta-nos a tentativa de ambos para se reencontrarem com o amor, após terem estado "perdidos" na vida por algum tempo. Mas as opções de ambos serão muito distintas...
Um filme honesto e sem truques ou sentimentalismos exagerados a adornar.

Let the Right One In (2008)


Realizado por: Tomas Alfredson
País: Suécia

Eli, uma estranha rapariga que não suporta a luz do sol e se alimenta de sangue, faz amizade com Oskar, um jovem vítima de bullying. Para o solitário Oskar, ela é a única pessoa que o faz sentir bem. Mas ao descobrir a verdade sobre Eli, o medo vai inevitávelmente misturar-se com a amizade. Sem ser um filme de terror no verdadeiro sentido da palavra, chega a impressionar pela frieza com que nos é apresentado.
O título tem a ver com o facto de que os vampiros para poderem entrar numa casa, terem de ser convidados a tal.
O frio sueco quase nos entra pela janela...de mansinho e sem pedir autorização.

The Road (2009)


Realizado por: John Hillcoat
País: EUA

Adaptado da obra literária de Cormac McCarthy surge mais um filme apocalíptico. O tão em voga "início do fim do mundo" está aqui muito bem representado, transmitindo por vezes sensações de desolação e desespero.
Uma odisseia de pai e filho tentando sobreviver a todo o custo num mundo selvagem, onde os bens essenciais escasseiam e a desconfiança impera.
Sem maravilhar, "the road" é um filme competente.