March 29, 2011

Confessions (2010)

Realizado por: Tetsuya Nakashima
País: Japão

Trata-se de um filme com uma certa complexidade e que nos desafia de alguma maneira. Uma professora planeia vingar-se de dois dos seus alunos, após estes terem assassinado a sua filha. Com uma atmosfera negra e depressiva, o filme assombra-nos com a sua frieza. A magnífica realização de Nakashima ("Memories of Matsuko"), roça o art-house e mesmo as cenas mais gore não caem em exagero, dando mais ênfase à componente psicológica dos intervenientes. Melhor filme, realizador e argumento atribuídos pela Academia Japonesa.

March 28, 2011

Aftershock (2010)

Realizado por: Xiaogang Feng
País: China

Um olhar sobre o destino de uma família após o terrível terramoto de Tangshan, na China, em 1976. Uma mulher consegue salvar-se mas acaba por perder o marido. Ao aperceber-se que o seu filho e a sua filha encontram-se presos nas extremidades de uma placa de betão, terá de efectuar a difícil escolha de apenas salvar um deles. Mas o destino revelar-se-à cheio de surpresas. Um argumento que poderia ser bem melhor aproveitado, não fosse a opção de realização "hollywoodesca", cheia de choradeira e sentimentalismo. Apesar das boas intenções e do potencial da história, é na realidade um épico-blockbuster com um orçamento acima da média, o que por vezes não ajuda em nada!

March 25, 2011

Service (2008)

Realizado por: Brillante Mendoza
País: Filipinas

Mais uma obra com qualidade de Brillante Mendoza, o realizador filipino, autor de "Kinatay" e "Lola", dois filmes já anteriormente avaliados neste blog. "Service" é um filme sobre uma família que dirige e habita um velho cinema tradicional, agora dedicado apenas aos filmes pornográficos. O filme capta o ambiente pesado e mundano que se vive no local, que atrai toda a espécie de bandidos e vadios da zona. Negócios obscuros e prostituição são frequentes entre os membros da família proprietária e os clientes. Um filme ousado, por vezes rude e até profano, mas que dá a conhecer uma outra realidade. Vencedor do Festival Internacional de Bangkok.

March 24, 2011

Still Walking (2008)

Realizado por: Hirokazu Koreeda
País: Japão

Para comemorar o 15º aniversário da morte do filho mais velho, um casal idoso recebe na sua casa da aldeia, onde sempre viveram, a visita dos seus outros dois filhos adultos e respectivas famílias. Aos poucos vamos sendo confrontados com certas revelações, segredos e ressentimentos passados que levam a alguma tensão entre os presentes, confirmando que apesar da alegria do reencontro, o passar do tempo fez mudar as pessoas. Um filme verdadeiro sobre a realidade da vida. Recomendo também deste realizador a magnífica obra de 2004, intitulada "Nobody Knows".

March 23, 2011

Army of Crime (2009)

Realizado por: Robert Guediguian
País: França

Baseado em factos reais, esta é a história da batalha encabeçada pelo poeta Missak Manouchian (arménio de nascença), que juntando-se a mais 22 homens, tentaram libertar a França da opressão nazi através da força. O filme conta com boas interpretações, sendo que a personagem de Manouchian acaba por revelar-se interessante de seguir. Os factos heróicos aqui representados poderiam no entanto ter um ritmo mais arrebatador, optando antes por um estilo mais compassado. Apesar das falhas evidenciadas aqui e ali, num argumento que se divide em várias tramas, é um filme a ver.

March 22, 2011

Another Year (2010)

Realizado por: Mike Leigh
País: Reino Unido

Mike Leigh, aclamado realizador, conhecido pelos seus dramas realistas e intensos, acaba de lançar mais uma obra de mérito e talento. Um olhar durante um ano na vida de um casal feliz, da sua família mais próxima e dos seus amigos. A sua felicidade e serenidade atrai os amigos infelizes que procuram conforto e sobretudo alguém com quem possam falar. Um filme realista, em que o dia-a-dia comum na vida destas pessoas transforma-se num filme extraordinariamente rico, sendo o amor e a solidão os temas em destaque. As interpretações e direcção do filme roçam a perfeição, tornando-o memorável.

March 21, 2011

The Lovely Bones (2009)

Realizado por: Peter Jackson
País: EUA
Uma jovem de 16 anos é brutalmente assassinada pelo seu vizinho. Após a sua morte, vai sentir dificuldades em abandonar definitivamente a vida terrena, ficando a observar as reacções da sua família e do seu assassino. A sua irmã e o seu pai irão tentar vingar a sua morte. Um filme pouco conseguido, com uma história que não consegui dar muito crédito e que se assiste numa total indiferença. Fica a sensação que o filme ao querer abordar um pouco de cada estilo (drama, fantasia, aventura, comédia e thriller), acaba por perder-se e faz com que não sintamos saudades dele. Peter Jackson já nos apresentou bem melhor, seja com o gore de "Braindead" ou com a fantástica trilogia de "Lord of the Rings".

March 18, 2011

The Company Men (2010)

Realizado por: John Wells
País: EUA

A empresa de transportes GTX promove uma campanha de despedimentos de funcionários, incluindo altos cargos, devido à recessão e por forma a melhorar os seus lucros. O filme centra-se na vida de três executivos, que após serem despedidos, sentem grandes dificuldades para adaptar-se a uma vida sem luxos. O filme consegue transmitir a frustração e revolta destes homens mas falta-lhe alguma chama para prender mais o espectador. Não conseguindo manter o nível interpretativo e narrativo, cai por vezes num pretensioso sentimentalismo que se torna um pouco irritante. Apesar disso, apresenta um argumento consistente sobre um tema bem actual.

March 17, 2011

The Housemaid (2010)

Realizado por: Sang-soo Im
País: Coreia do Sul

Filme de intrigas, traições e vingança, trata-se de um "remake" de um clássico coreano de 1960. Sem grande impacto, fica a história típica de um patrão rico que se envolve com a nova criada. Após ficar grávida deste e ser descoberta pela criada mais velha, terá de prestar contas com a patroa e com a mãe desta. No final somos abalados com a terrível vingança da criada, mas não passa disso mesmo, um ligeiro abalo. Temos de dar-lhe crédito pela cinematografia e pelo excelente trabalho de câmara, mas o filme desilude pela forma como falha nos momentos de tensão que tenciona criar.

March 16, 2011

The Young Victoria (2009)

Realizado por: Jean-Marc Vallée
País: Reino Unido/EUA
Filme baseado nos acontecimentos ocorridos pouco antes e depois da coroação da rainha Victoria de Inglaterra, quando ainda era adolescente. Em conflito aberto com a sua mãe e com o conselheiro desta, Sir John Conroy, Victoria com o passar do tempo, começa a distinguir quais as pessoas que merecerão a sua confiança, apesar da sua juventude e falta de experiência. Inicialmente dividida entre o interesseiro Lord Melbourne e o seu primo Albert, Victoria acaba por casar com este último, contribuindo para a elaboração de reformas políticas e sociais importantes. O filme possui um certo charme, qualidade na caracterização e a história, apesar de simples, é interessante.

March 15, 2011

The Way Back (2010)

Realizado por: Peter Weir
País: EUA
A fuga de sete homens condenados por traição, de um campo de concentração soviético implantado na Sibéria, chegando a andar mais de 4000 milhas até chegarem à Índia, será só por si motivo para despertar curiosidade. No entanto este novo filme do veterano australiano Peter Weir ("Gallipoli", "The Witness", "Dead Poets Society" e "Master and Commander"), é a prova de que nem toda a grande história faz um bom filme. Apesar das boas intenções, o filme arrasta-se durante mais de duas horas, sem dar nada que já não tenhamos visto antes. Apesar de um ou outro momento de interesse, acaba por tornar-se assim num exercício de resistência, ao invés do esperado grau de satisfação que buscamos ao assistir a um filme.

March 14, 2011

Martyrs (2008)

Realizado por: Pascal Laugier
País: França

100 minutos de violência extrema, torturas do outro mundo e pessoas deformadas e esquartejadas, é tudo o que este filme tem para oferecer ao espectador. O argumento básico e débil, centra-se nas torturas infligidas a duas irmãs por uma rede clandestina que acredita que se uma mulher passar por diversos estágios de tortura pré-determinados, conseguirá ter visões do além. Posto isto, apenas acrescento que foi também uma autêntica tortura para mim assistir a este filme até ao final...sangue em cima de sangue e tanto sofrimento humano. Apesar de visualmente apelativo, tenham cuidado para não deixar que este filme, sádico e perfeitamente dispensável, caia nas mãos de crianças.

March 11, 2011

Poetry (2010)

Realizado por: Chang-Dong Lee
País: Coreia do Sul

Uma mulher de 65 anos vai enfrentar sérias dificuldades, ao receber duas notícias chocantes. Ao dirigir-se ao médico devido a ter frequentemente lapsos de memória, é-lhe diagnosticado Alzheimer. Além disso, é confrontada com a morte de uma jovem de 16 anos, vítima de sucessivas violações por parte de seis rapazes, um dos quais é o seu neto. Sendo a responsável pelo rapaz, já que a mãe encontra-se ausente a trabalhar noutra cidade, terá de arranjar dinheiro para indemnizar a mãe da jovem abusada, caso não queira que a polícia intervenha no caso. A sua única consolação é frequentar um curso de poesia, que a vai ajudar a clarificar a mente. Melhor argumento no Festival de Cannes.


March 10, 2011

Heartbeats (2010)

Realizado por: Xavier Dolan
País: Canadá
Francis, homossexual assumido, tem em Marie a sua melhor amiga. Quando conhecem Nicolas, um jovem acabado de chegar à cidade, ambos apaixonam-se por este, ficando a sua amizade em risco. A competição, cedo se transforma em cenas de ciúmes e posturas mais agressivas. O interessante no filme é observar a ambiguidade de Nicolas no que se refere às suas preferências sexuais, gerando cada vez mais a dúvida nos intervenientes e no espectador. Nesta segunda obra de Xavier Dolan (de 21 anos), o estilo sobrepõe-se à essência, valendo sobretudo pela atitude confiante na realização. Durante o filme são ainda apresentados vários monólogos de desconhecidos sobre o seu falhanço no amor, mas que nada acrescentam à história.

March 09, 2011

Quiet Chaos (2008)

Realizado por: Antonello Grimaldi
País: Itália
Um drama ao estilo de Nanni Moretti, a estrela principal deste filme, como actor e argumentista. Pietro é um homem de negócios, que um dia ao regressar a casa, após ter ajudado a um salvamento na praia, encontra a sua mulher morta. Emocionalmente alterado e acarretando a responsabilidade de cuidar da filha, Pietro passa todos os dias a esperar por esta num jardim público em frente à escola, em vez de dirigir-se ao trabalho. Após algumas semanas, acaba por receber diversas visitas no local, tanto de colegas de trabalho como de familiares. Ora absorvente, ora difuso, o filme aguenta-se bem, devido principalmente à qualidade da interpretação de Moretti.

Lemon Tree (2008)

Realizado por: Eran Riklis
País: Israel
O filme retrata a luta de uma viúva palestiniana, que se opõe nos tribunais, à ordem dos serviços secretos israelita para cortar o seu campo de limoeiros devido a ser considerado uma ameaça à segurança do novo ministro da defesa israelita e da sua mulher, quando passaram a ser seus vizinhos. Além de tarefa extremamente difícil, uma vez que habita no território ocupado da Cisjordânia, acaba apaixonando-se pelo seu advogado, provocando o falatório na cidade. Mesmo assim, vai conseguir obter a simpatia de uma jornalista israelita e até da mulher do ministro. Apesar da excelente interpretação da actriz principal, o filme não conseguiu tocar-me emocionalmente, o que fará com que não permaneça por muito tempo na memória.

March 07, 2011

Ballast (2008)

Realizado por: Lance Hammer
País: EUA

No delta do Mississipi, o suicídio de um homem tem repercussões graves na vida de três pessoas a ele ligadas. O seu irmão, que entra em depressão tentando também ele o suicídio. O filho, que sem ter contacto com o pai por este ter abandonado o lar, envolve-se com um grupo de traficantes de droga. A ex-mulher, que se encontra com problemas financeiros e terá de provar que tem direito à moradia que era propriedade do falecido companheiro. A pouco e pouco, estas três personagens vão tentar reconstruir a sua vida, apoiando-se mutuamente e olhando o futuro com esperança. Vencedor para melhor realização no Festival de Sundance.

March 04, 2011

Blue Valentine (2010)

Realizado por: Derek Cianfrance
País: EUA

Muito bem dirigido e representado, "Blue Valentine" apresenta-nos o drama vivido por um casal à beira da ruptura, após vários anos de casamento. Cindy e Dean, procuram arranjar soluções para o problema, mas nem a filha de 6 anos, nem a tentativa de escape ao quotidiano com uma noite a dois passada num motel, conseguem salvar uma relação já degradada. Ao ser-nos apresentadas cenas do passado do casal, desde a origem do seu relacionamento até ao presente, tiramos algumas pistas que nos levam a pensar que poderiam ter contribuído para o triste final. Um filme bem realista, onde não existem culpados nem moralizações.

March 03, 2011

Aquilles and the Tortoise (2008)

Realizado por: Takeshi Kitano
País: Japão
Último filme da trilogia auto-biográfica de Takeshi Kitano, que reflecte a sua carreira excêntrica e as suas frustrações criativas. De argumento mais sólido e menos obscuro que as outras duas obras ("Takeshi's" e "Glory to the Filmmaker!"), "Achilles and the Tortoise" é um filme "arty" sobre o que é ser artista e ter de lidar constantemente com as frustrações e obsessões que advêm da procura pelo reconhecimento público. O filme traça a vida de Machisu, que incentivado pelo pai a tornar-se pintor, dedica a sua vida inteira a esse objectivo sem nunca obter o sucesso almejado. A sua obsessão chega ao ridículo, com situações de puro humor negro, e levando-o quase à morte.

March 02, 2011

The Fighter (2010)

Realizado por: David O. Russell
País: EUA
Drama sobre "Irish" Micky Ward, campeão de boxe em pesos leves no ano 2000. Nesta história verídica, nem tudo foi fácil para Micky, que teve a sua maior dificuldade no que toca a lidar com a sua própria família, dependentes dos seus combates para ganhar algum dinheiro. A mãe era a sua "manager" e apenas pensava na parte financeira, enquanto o irmão Dicky, um ex-boxeur que ficara famoso por ter derrubado Sugar Ray Leonard, e agora viciado em crack, era o seu irresponsável treinador e conselheiro. Incentivado pela namorada, Micky vai tentar mudar o rumo das coisas, juntando-se a profissionais para poder vingar no boxe. Mas será que consegue manter-se afastado da família?