October 26, 2010

Sweet Rush (2009)

Realizado por: Andrzej Wajda
País: Polónia

Um verdadeiro colosso da realização europeia, Andrzej Wajda, está de volta com este drama - parte real e parte ficção. A actriz Krystyna Janda conta-nos um episódio real da sua vida, quando a meio das filmagens de um outro filme de Wajda, teve de lidar com a doença e posterior morte do marido. Ao mesmo tempo são-nos apresentadas as filmagens de uma nova longa-metragem, lembrando à actriz todo esse episódio devido às semelhanças com o argumento. Um filme nostálgico e respeitável de um realizador marcante ao longo de quase seis décadas.

October 22, 2010

In The Loop (2009)

Realizado por: Armando Iannucci
País: Reino Unido

Sátira política que visa os trabalhos secretos entre agências do governo britânico e norte-americano. Os presidentes tentam encontrar motivos para uma guerra, mas nem todos acreditam que seja uma boa alternativa. Comédia bem feita e interessante, que apesar da fantasia, consegue transmitir a ideia de um mundo assustadoramente familiar.
Melhor argumento original em diversos festivais, incluindo New York Film Critics Awards e British Independent Film Awards.

October 21, 2010

Cell 211 (2009)

Realizado por: Daniel Monzon
País: Espanha

Mais um bom filme de acção, desta feita vindo de Espanha, contando com um argumento consistente, boas interpretações e todos os ingredientes necessários para prender o espectador. Um novo guarda de uma prisão de alta segurança (Juan) realiza uma visita de reconhecimento ao estabelecimento prisional um dia antes de começar a trabalhar, quando é "apanhado" por um motim. Após a fuga atempada de todos os restantes guardas, Juan fica retido no interior da cadeia, tendo de fazer-se passar por prisioneiro para conseguir sobreviver. Melhor filme nos Goya Awards e Fotogramas de Plata.

October 19, 2010

The Town (2010)

Realizado por: Ben Affleck
País: EUA

Ben Affleck após "Gone Baby Gone" em 2007, mostra pela segunda vez com este "The Town" ser um valor a considerar na realização. Boa história, cheia de intensidade, baseada na reputação da cidade americana Charlestown, onde os criminosos vão deixando a sua marca ao longo de diversas gerações. Com acção e entretenimento garantidos, é com certeza um filme de referência dentro do género.

October 18, 2010

Alamar (2009)

Realizado por: Pedro Gonzalez-Rubio
País: Mexico

Natan é um miúdo de 5 anos, filho de Jorge - um nativo mexicano de raízes Mayan, e de Roberta - uma italiana. Após algum tempo de felicidade, os pais separam-se devido a divergências no modo de vida que pretendem. Jorge prefere uma vida descomplicada no meio do mato e vivendo da pesca, enquanto Roberta prefere meios urbanos, decidindo voltar para Roma com o filho. Antes disso, Natan fará uma última viagem, em jeito de despedida com o pai que dificilmente irá esquecer.
Apesar do filme não ter grande movimento, conta com personagens reais e é suficientemente honesto na sua abordagem.




October 14, 2010

Tetro (2009)

Realizado por: Francis Ford Copolla
País: EUA

Um Copolla a fogo lento, apresenta-nos a história de dois irmãos. Escritor frustrado, Tetro vive em Buenos Aires com a namorada Miranda, o mais longe possível da família. Ao receber a visita do seu irmão Benny, empregado num cruzeiro que se encontrava de passagem pela cidade, Tetro vai revelar certa inquietação e proceder com frieza em relação ao irmão, apresentando-o inclusivé como amigo. Um dia, Benny descobre umas páginas do romance inacabado de Tetro e ao lê-lo, compreenderá que a origem da sua frustração está na família.

October 12, 2010

Everyone Else (2009)

Realizado por: Maren Ade
País: Alemanha

Um casal aproveita umas férias no Mediterrâneo para analisar quão volátil é a sua relação. Tudo piora com a chegada ao local de um outro casal amigo. Filme bastante realista, deita um olhar atento aos pequenos conflitos provenientes da deterioração das relações amorosas. As interpretações dos dois jovens actores são muito naturais, o que reforça o realismo do filme. Recheado de pequenos pormenores e apresentado a um ritmo lento, poderá levar o espectador a alhear-se por momentos.

October 11, 2010

The Concert (2009)

Realizado por: Radu Mihaileanu
País: França/Russia

Um filme cheio de boa disposição, ideal para ver com a família num Domingo à tarde. Um genial maestro russo, obcecado por Tchaikovsky e colocado na "prateleira" há trinta anos pelo regime de Brejnev, tem nova oportunidade para brilhar em Paris, representando (mesmo que ilegalmente) a famosa orquestra Bolshoi. Para o efeito, vai contratar os seus velhos amigos russos do antigamente e uma famosa violinista francesa, que está de certo modo ligada ao seu passado.
Longe do brilhantismo, mas de entretenimento assegurado.

October 08, 2010

In The Electric Mist (2009)

Realizado por: Bertrand Tavernier
País: EUA

Thriller do veterano realizador francês Tavernier, qua já soube fazer bem melhor, casos de: "Round Midnight"(1986) e "Coup De Torchon"(1981). Dois homicídios cometidos no Louisiana estão relacionados , um do passado envolvendo um fugitivo negro, e outro no presente, envolvendo uma prostituta. Apesar da personagem principal ser muito bem interpretada por Tommy Lee Jones, o filme nunca chega a cativar. Argumento sem grandes surpresas.

October 07, 2010

Home (2008)

Realizado por: Ursula Meier
País: Suíça

Uma família vive numa casa isolada, perto de um troço de auto-estrada desactivado há muitos anos. Quando este troço finalmente é aberto, toda a família vai ficar perturbada, tendo de lidar com o barulho dos automóveis que passam, com o perigo de atravessamento (única possibilidade de saída da casa) e com a falta de privacidade no seu pátio. Sofrendo de frequentes insónias e alterados emocionalmente, optam por tapar todas as janelas com blocos, ao ponto de quase sufocar. A actriz Isabelle Huppert, para não variar, tem um magnífico desempenho. Uma agradável surpresa!

October 06, 2010

Looking For Eric (2009)

Realizado por: Ken Loach
País: Reino Unido

Eric é carteiro de profissão e adepto ferranho do Manchester United. Separado da mulher da sua vida desde o nascimento da sua filha, encontra-se infeliz, apesar de contar com o apoio dos colegas de trabalho. Após ter um acidente de viação, vai receber uma visita inesperada do seu futebolista favorito de todos os tempos e homónimo, Eric Cantona, de quem vai receber umas lições de vida. A partir dessa altura, tentará reconquistar a sua primeira mulher e colocar na linha os dois adolescentes (filhos da segunda mulher, entretanto desaparecida) que com ele vivem .